Quatro pilares essenciais para o equilíbrio da vida saudável: descanso reparador

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Dificuldade em pegar no sono, despertar várias vezes durante a noite e consequentemente cansaço excessivo são sintomas comuns e que atrapalham o rendimento do dia todo. As causas são inúmeras: ansiedade, estresse, sedentarismo e uso de medicamentos são fatores que influenciam (e muito!) o nosso tão desejado DESCANSO REPARADOR.

Todos nós sabemos que o sono exerce um papel importante nos processos reparadores do nosso organismo e também na consolidação da nossa memória. Porém, os benefícios de uma boa noite de sono vão muito além disso. Uma noite bem dormida regula nossos níveis hormonais, melhora o desempenho físico e a função imunológica, diminuindo o risco de doenças. Com rotina cada vez mais corrida e cansativa, ter um sono tranquilo e sem interrupções se torna uma tarefa difícil. Entretanto, a insônia tem inúmeras origens, e para cada uma delas um tratamento específico. Identificar a causa do problema é fundamental para o sucesso da terapia.

Confira algumas dicas para melhorar a qualidade do sono e garantir um descanso realmente reparador:

– Desligue computador e celulares pelo menos 1 hora antes de deitar. Esses aparelhos emitem uma luz azul que inibe a produção de melatonina. Alguns aplicativos possuem um filtro da luz azul, deixando a luz mais amarela e menos prejudicial.

– Mantenha o ambiente escuro e fresco é o ideal para ter um boa noite de sono. Evite deixar a televisão ligada, abajur, luzes dos equipamentos.

– Controlar a ansiedade e as preocupações, umas das maiores causas de insônia atualmente. Devemos deixar os problemas fora da cama.

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– Evite alimentação excessiva no período da noite e o consumo de cafeína após as 17h.

– Evite o sedentarismo, procure se exercitar pelo menos 30 minutos todos os dias.

– Tomar banho quente antes de deitar, ler e meditar são práticas que ajudam a pegar no sono mais rápido.
Aposte em chás ou compostos fitoterápicos de ervas com ação relaxante como mulungu, maracujá, erva cidreira e melissa.

– Evite fazer o uso de medicamentos controlados para induzir o sono, pois podem causar dependência. Prefira os suplementos naturais que ajudam no relaxamento, controle da ansiedade e estresse. Estes a seguir são excelentes para casos de insônia e distúrbios do sono.

  • L-teanina: é um aminoácido presente no chá verde que auxilia no relaxamento sem perder o estado de alerta e sem provocar sonolência. Indicado para controle de ansiedade, estresse e sintomas da TPM podendo ser usado durante o dia.
  • 5 HTP: precursor da serotonina, hormônio que contribui para controle da ansiedade e sensação de bem-estar, indicado para pessoas com distúrbios emocionais e alimentares. Não recomendado para quem faz uso de medicamentos antidepressivos.
  • Melatonina: hormônio indutor do sono que melhora a qualidade do sono evitando despertar durante a noite. Sua venda é realizada somente mediante prescrição médica e manipulado de acordo com a necessidade de cada pessoa.
  • Serenzo: ativo obtido a partir do Citrus sinensis, ajuda a controlar o cortisol, hormônio do estresse, evitando irritabilidade, alterações de humor e sono. É indicado para o tratamento coadjuvante de emagrecimento, diminuindo compulsão alimentar e ansiedade.
  • Zembrin: é um ingrediente botânico inovador composto por Sceletium tortuosum. Oferece benefícios significativos na melhora do humor e bem-estar físico e mental, melhora da ansiedade e aumento da função cognitiva em pessoas saudáveis que sofrem de transtorno alimentar, ansiedade, tensão e TPM.

Veja outras opções em nosso site. O uso desses e outros suplementos devem ser avaliados por profissionais habilitados para prescrição.

Fechamos com esse assunto os quatro pilares que equilibram a vida saudável. Sendo assim, faça uma autoanálise de cada um deles e avalie onde você pode melhorar para ter mais saúde e qualidade de vida!