Quanto açúcar consumimos em nosso dia a dia


Sabemos que precisamos evitar ao máximo o consumo de açúcar refinado: uma substância que, segundo diversas pesquisas científicas, é viciante e causa diversos malefícios para a saúde, como a diabetes, a obesidade e o colesterol alto. Por isso, o ideal é beber café e chá sem açúcar, por exemplo, assim como tomar cuidado ao adicioná-lo em receitas.

Porém, o produto branco muitas vezes está “disfarçado” em alimentos que, embora nem pareçam, contam com grandes quantidades de açúcar. O fotógrafo espanhol Antonio Estrada é um adepto da alimentação saudável e criou o projeto Sem Açúcar, que pretende mostrar a quantidade de açúcar que está escondida em alimentos industrializados consumidos em nosso dia a dia.

No site oficial do projeto fotográfico, Antonio conta que usou a mesma linguagem visual que é empregada pela indústria para nos vender os seus produtos: fotografia limpa, iluminação cuidadosa, retoque atraente, impacto visual etc. Ele conta que seu objetivo é chegar ao número máximo de pessoas através das redes sociais, e pede que as imagens sejam compartilhadas em todos os meios possíveis. Confira alguma delas: