Quatro pilares essenciais para o equilíbrio da vida saudável: hidratação suficiente

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A água é essencial à vida e ao funcionamento adequado no nosso corpo, participando de várias reações, formação de tecidos e enzimas, entre outras muitas funções. Manter-se hidratado previne e trata muitos problemas de saúde como constipação, pressão alta, diabetes, doenças renais, alergias, problemas respiratórios e do trato urinário. É por esses tantos motivos que a hidratação é nosso segundo pilar da vida saudável.

Mas como atingir a HIDRATAÇÃO SUFICIENTE? Saiba como aumentar a sua ingestão de líquidos ao longo do dia e realizar as melhores escolhas de suas bebidas.

Por onde começar?

Inicie a sua hidratação logo pela manhã: ao acordar, tome de 300 a 500ml de água fresca. Isso vai ativar a circulação, despertar o cérebro, os rins e diversos sistemas do corpo, preparando-os para a sua rotina diária.
Se quiser enriquecer a hidratação aproveitando o momento de grande absorção do nosso corpo, adicione na água gotas de própolis, limão, canela, açafrão, gengibre, lactobacilos, suplementos de vitaminas e minerais ou matchá – um tipo de chá verde em pó com alto poder antioxidante.

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Quanto?

A quantidade ideal de água é bem individual e depende de vários fatores como a temperatura do ambiente, idade, sexo, atividade física, mas fica em torno de 2 litros por dia.

Você tem sede de quê?

Quando sentimos sede, o nosso corpo pede água pura e não de refrigerante ou suco de fruta. Você pode complementar a sua ingestão de água com chá natural (quente ou gelado), água saborizada, água de coco, sucos naturais e frutas ricas em água.

Água saborizada é uma boa opção para estimular o consumo de líquidos, basta colocar em uma jarra ou garrafa alguns ingredientes de sabor como gengibre, canela, rodelas de limão, laranja ou abacaxi, frutas vermelhas ou ervas como hortelã, capim limão ou alecrim. Use a criatividade para criar a sua!

Leve sempre com você garrafinha na bolsa e tenha sempre um copo em sua mesa do trabalho. Estabeleça pequenas metas para ajudar no controle, como por exemplo tomar 3 garrafas até o final do dia.

É muito comum confundir sede com fome. Na dúvida, tome um copo de água e aguarde uns 10 minutos para então decidir se vai comer. E não se engane ao trocar o refrigerante por sucos de caixinha ou lata, pois são tão prejudiciais quanto e ricos em açúcar, conservantes e corantes.

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Suco de fruta natural é saudável?

Sim, é uma bebida rica em vitaminas e minerais, mas prefira o suco das frutas de baixa concentração de frutose (açúcar da fruta) como limão, maracujá, acerola, morango, amora com pouco ou nenhum açúcar adicionado, ok? Porém, vale ressaltar que as frutas inteira e in natura são sempre as melhores opções por serem ricas em fibras, então se der vontade de tomar um suco de laranja, prefira comer a fruta.

Observe a cor da sua urina, o ideal é que esteja amarelo claro ou transparente, está é a indicação que estamos hidratados. E aí, quantos copos de água você bebeu hoje? No próximo post, iremos abordar os benefícios da atividade física para a saúde!