Quatro pilares essenciais para o equilíbrio da vida saudável: atividade física regular

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Uma pesquisa recente realizada pelo Ministério do Esporte concluiu que 46% da população é sedentária, dado que precisamos dar atenção e reverter estimulando a prática de uma ATIVIDADE FÍSICA REGULAR. Ser uma pessoa ativa traz inúmeros benefícios para a saúde, destacamos alguns para te motivar a fazer parte desse grupo.

– Promove o fortalecimento e aumento de massa muscular, fator importante para quem precisa emagrecer, pois aumenta o gasto calórico em repouso.
– Reduz dores articulares e contribui para a fixação de cálcio nos ossos, sendo essencial no tratamento de osteopenia e osteoporose.
– Melhora qualidade do sono, humor e reduz a ansiedade devido à liberação de hormônios que contribuem para o bem-estar e relaxamento.
– Previne doenças cardiovasculares, pois contribui para o fortalecimento dos vasos sanguíneos, controla a pressão arterial e a frequência cardíaca.
– Aumenta a disposição e vigor para encarar a rotina diária.
– Melhora as funções cognitivas e estimula o aprendizado devido à oxigenação cerebral e melhora a circulação sanguínea.

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A prática de exercícios de intensidade moderada durante meia hora por dia é suficiente para que a pessoa deixe de ser sedentária. Escolha uma atividade de que goste para que a frequência seja a maior possível.

Os exercícios podem ser feitos na academia, no parque ou praça, na esteira de casa, na escada do seu prédio, sozinha ou em grupo: o importante é fazer e tentar sempre superar os próprios limites para dar sempre novos estímulos para o corpo.

Compare o gasto calórico de alguns exercícios, estimado com base em um adulto de 70kg praticando as atividades em intensidade moderada durante 30 minutos.

Atividade                                  Gasto calórico estimado
Musculação                              150 kcal
Natação                                     320 kcal
Andar de patins                       250 kcal
Artes marciais                         450 kcal
Corrida                                      300 kcal
Bicicleta                                     210 kcal
Pular corda                               340 kcal
Dançar                                      220 kcal
Hidroginástica                         180 kcal

Procure sempre um profissional habilitado para prescrição e orientação de exercícios personalizados de acordo com as suas necessidades.

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Você pode perceber que cada pilar interfere no outro e por isso são considerados a base da vida saudável. Quem pratica atividade física tende a se alimenta melhor e ter uma boa qualidade do sono, deixando o corpo em pleno equilíbrio. Se você não leu sobre o primeiro e segundo pilar da vida saudável acesse:

Alimentação balanceada
Hidratação suficiente

Na próxima semana, daremos dicas de como alcançar com plenitude o descanso reparador, nosso último, mas não menos importante, pilar para o equilíbrio da vida saudável.