Hábitos para diminuir a acne na vida adulta


Quando pensamos na acne, costumamos associar o problema de pele à adolescência e às mudanças nos hormônios, características da puberdade. No entanto, a acne também pode ocorrer na vida adulta, principalmente em pessoas que apresentam oleosidade excessiva na pele. O que podemos fazer para controlar isso?

A primeira recomendação é a mais básica: manter bons hábitos de limpeza de pele. Lavar o rosto com sabonete neutro ao acordar e na hora de dormir é o ideal, assim como ter o cuidado de tirar bem a maquiagem à noite. Também deve se ter cuidado com cosméticos pesados e gordurosos, que podem aumentar a oleosidade da pele e contribuir para a formação da acne. Prefira produtos oil free ou na forma de gel, que não obstruem os poros do rosto.

A alimentação e o estresse também são fatores que influenciam na ocorrência de acne em adultos. Consuma mais produtos orgânicos e saudáveis, uma vez que há indícios de que laticínios e carne pioram casos de acne por conta dos hormônios utilizados na criação dos animais.

O estresse, por sua vez, aumenta os níveis de cortisol do organismo, hormônio capaz de induzir a formação de mais oleosidade e acne. Portanto, a prática de exercícios físicos ou outras formas de controlar o estresse como a adoção de um hobby também podem ajudar a evitar o problema de pele.