Dicas de saúde para o outono

saude-outono

A nova estação chegou há quase um mês e nós já sentimos na pele: dias mais cinzentos e frios já viraram rotina no Centro-Sul do país. O outono tem características que trazem desafios para a manutenção da nossa saúde, como mudanças bruscas de temperatura e baixa umidade do ar. Isso contribui para a proliferação de doenças causadas por vírus e transmitidas com maior facilidade por causa dos ambientes fechados ou com grande volume de pessoas.

Mas não há motivo para preocupação, já que dicas simples podem te ajudar a encarar o outono. Problemas respiratórios como asma, rinite ou gripe se manifestam com maior intensidade durante essa época do ano. Por isso, o ideal é evitar locais fechados, que favorecem a proliferação de vírus. É importante sempre deixar janelas abertas e permitir que o ar se renove.

Além do sistema respiratório, a pele fica mais ressecada com o frio e, consequentemente, mais propensa a rachaduras ou alergias. Com isso, a hidratação se torna essencial. Apesar das temperaturas estarem mais baixas que no verão, o ar está mais seco, o que torna o consumo de líquidos igualmente importante, principalmente de água. O foco também precisa estar na hidratação da pele. O recomendado é usar um hidratante específico para o rosto e outro para o corpo. Banhos quentes também devem ser evitados, pois favorecem o processo de ressecamento da pele.

saude-outono2

Outros recursos muito utilizados são as vitaminas. Aqui na Miligrama, você encontra produtos como o Suplementos Vitamínico de A a Zinco (para homens e para mulheres), que mantém a saúde dos músculos, aumenta a imunidade e reduz o cansaço físico, ou a Lisina, a cápsula que reforça o sistema imunológico.