CONHECENDO MELHOR A DERMATITE ATÓPICA

banho 3

Olá pessoal, tudo bem?

Você já ouviu falar ou conhece alguém com dermatite atópica? A doença tem esse nome difícil mas é mais comum do que parece, por isso, hoje eu trouxe algumas informações básicas e muito importantes sobre ela.

O que é a Dermatite Atópica?

Dermatite Atópica é uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira.

O que causa Dermatite Atópica?

A causa exata da Dermatite Atópica é desconhecida. Porém, atualmente se sabe que a Dermatite Atópica não é uma doença contagiosa, e sim uma doença de origem hereditária (ou seja, herdada de um dos pais).

Dematite Atópica tem início precoce, aparecendo geralmente no primeiro ano de vida. O prognóstico é favorável na maioria dos casos, sendo que aproximadamente 60% das crianças apresentam diminuição ou desaparecimento completo das lesões antes da puberdade.

A pele seca é uma característica muito presente e representa um dos fatores que mais contribuem para a piora da Dermatite Atópica.

Como ela se caracteriza?

Além da coceira (ou prurido), que está sempre presente, a Dermatite Atópica caracteriza-se pelo aparecimento de lesões na pele.

Como evitá-la?

Para evitá-la, deve-se tomar cuidado na hora do banho, que deve ser rápido e com água morna. banho 3 Evitar uso excessivo de sabonetes e buchas e aplicar um hidratante neutro nos três minutos logo após o banho, antes que a água que está na pele se evapore. Alguns produtos são muito utilizados para diminuir a coceira e melhorar as lesões: como por exemplo o Gel Hidratante com Aveia Coloidal, o Lipikar Baume de La Roche-Posay, o Tegum, entre outros.

Frio extremo, temperaturas altas ou mudanças bruscas de temperatura, são prejudiciais. O aumento da transpiração causado pelo calor ou por exercícios físicos, podem resultar em uma sensação de “pinicação” e aumento da coceira, agravando o quadro da doença. A umidade baixa do ar durante o inverno também pode contribuir para piora da dermatite atópica.

A maioria dos pacientes e pais de pacientes com dermatite atópica nota que situações estressantes podem causar uma piora da doença. Então, por mais difícil que seja, os pais devem aprender a controlar sua ansiedade, pois é muito comum a criança com dermatite atópica captar o nervosismo dos pais e começar a se coçar mais.

Falando em pais, gostaria de ressaltar a importância da comunicação entre os pais e a escola, já que é lá onde a criança passa grande parte do dia. É essencial que os pais conversem com os professores, e estes tem o papel de orientar o restante da turma (e até mesmo os outros pais) a respeito da doença, explicando que não se trata de uma doença contagiosa e que as crianças não devem fazer nenhum tipo de discriminação com o colega por conta disso.

criancas-brincam-no-patio-da-crechepre-escola-oeste-da-usp-universidade-de-sao-paulo-1348244619594_956x500

Caso tenham mais alguma dúvida não deixem de enviar um e-mail para contato@suamelhorversao.blog.br ou aqui nos comentários :)

Beijoos